Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Professores participam de encontro em Curitiba

Um grupo formado por 21 professores que atuam no Projeto Despertar embarca para Curitiba na próxima segunda-feira (11) para participar do Encontro Educador do Futuro. O evento segue até o dia 15 de julho e será realizado no Expo Unimed Curitiba.

O encontro, promovido pela Futura Eventos, tem o intuito de favorecer e fomentar a cultura empreendedora nas escolas estaduais por meio de práticas que permeiam no ambiente educacional, familiar e social.

“Participar deste encontro será um grande estímulo para estes professores, pois irá auxiliá-los na construção do conhecimento e na elaboração de novas ideias sobre empreendedorismo que serão aplicadas na sala de aula”, destacou Narda Costa, coordenadora do Projeto Despertar da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD).

Os professores participarão de palestras e conferências com profissionais altamente capacitados na área educacional. Entre os temas das conferências estão: “O papel da escola numa sociedade em mutação: produção ou reprodução da sociedade?” ; “Qual a finalidade da escola no século XXI: preparar uma elite para o ensino superior ou preparar os jovens para a vida?”, entre outros. Os demais temas e a programação completa do encontro estão disponíveis no site www.futuroeventos.com.br.

DESPERTAR

O Projeto Despertar é uma proposta inovadora para disseminar a educação empreendedora nas escolas de Ensino Médio do Estado. É realizado por meio da parceria entre a SECD, Sebrae, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) e o Centro de Educação do Serviço Social do Comércio (Sesc).

A intenção do projeto é estimular o desenvolvimento profissional, tornando os alunos aptos a atuarem no mercado de trabalho, assumindo o papel de empreendedores. Ao longo de quatro meses, os alunos da rede pública recebem aulas com noções teóricas e práticas sobre empreendedorismo, ministradas no horário oposto ou nos dias de sábado, conforme orientação da instituição de ensino participante do projeto. A carga horária é de 96 horas.

A metodologia inclui aulas expositivas e vivências, pesquisa de mercado, contato com empreendedores locais, visitas às empresas, além de elaboração do plano de negócio. As atividades são desenvolvidas nas escolas pelos próprios professores, que são capacitados para atuar com os alunos.

Ao final do ano, os participantes do Projeto Despertar, apresentam os resultados dos conhecimentos adquiridos em uma Feira de Empreendedorismo realizada pelo Sebrae.

2011

Este ano, 300 alunos de oito instituições de ensino, serão beneficiados com o Projeto Despertar. As escolas participantes são: Ana Libória, Gonçalves Dias, Maria das Dores Brasil, Tancredo Neves, Senador Hélio Campos, Jesus Nazareno além do Centro de Educação do Sesc e IFRR. A aula inaugural do Projeto Despertar está agendada para o dia 9 de agosto.

disponível em: (www.bvnews.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário